• WhatsApp

Como Degustar um Óleo (Azeite) de Oliva Premium

tecnica para degustação de óleos de oliva e ou azeiteRepresentação cedida pela ONAOO.

Uma das etapas mais importantes na determinação da qualidade do óleo / azeite de oliva é a avaliação sensorial por meio do seu aroma e sabor .

Veja como é simples degustar um óleo de oliva:

  1. 1º. Coloque em um copo uma amostra de aproximadamente 20 mililitros. Tampe com uma das mãos a superfície do recipiente e a outra, encaixe por baixo deste para aquecer o óleo a uma temperatura próxima à ideal para a degustação,  28 oC, para melhor se observar as diferenças organolépticas. Em temperaturas muito baixas há pouca volatilização dos componentes, enquanto que, em altas temperaturas os componentes voláteis aparecem mais.
  2. 2º. Depois de aquecê-lo, aspire o aroma do óleo, procurando identificá-los. Eles podem nos fazer lembrar diversos aromas como grama cortada, frutos secos, nozes, notas cítricas, tomate, entre outros.
  3. 3º. Em seguida, coloque na boca um pouco do óleo e aspire-o delicadamente. Depois, sorva vigorosamente. O barulho é desagradável, mas, através da oxigenação do óleo, conseguimos perceber melhor todos os sabores. Posteriormente, o espalhe por toda a boca, para entrar em contato com as papilas gustativas. Deixe o líquido repousar um pouco na boca e, com a língua encostada nos dentes superiores, faça inalações para que o palato seja plenamente banhado.
  4. 4º. Mesmo depois de engolir o óleo ou de expeli-lo, o retrogosto continuará na boca e seus sabores irão, involuntariamente, continuar sendo estudados. Apesar de parecer difícil nas primeiras tentativas, é com a prática e com o uso da memória gustativa que vamos sendo treinados, percebendo cada vez mais aromas e sabores muito específicos, como o de uma banana verde, alcachofra, tomate, nozes.
  5. 5º. Repita o procedimento por mais algumas vezes (três ou quatro), permanecendo com o óleo na boca por pelo menos 20 segundos.

Sempre que comprar um óleo / azeite de oliva  pratique sua degustação e faça sua análise. Seu paladar é o que realmente torna um óleo bom ou ruim.

ATENÇÃO: A melhor hora para degustá-lo é no período da manhã, quando se tem uma melhor percepção do paladar e do olfato.

Em degustações ‘oficiais’, feita pelos degustadores profissionais em concursos, ainda são seguindo algumas cuidados especificos peloa degustadores:

  • Não fumar ao menos 30 minutos antes de degustar.
  • Não usar perfume ou sabão onde o odor persista no momento da degustação.
  • Não ingerir qualquer alimento pelo menos uma hora antes.
  • Certificar-se de que as condições fisiológicas e psicológicas são positivas para não comprometer a degustação.

Para se tornar um degustador (assaggiatore em italiano) é necessário passar por diversos testes estabelecidos em normas, a fim de verificar a sua capacidade de identificação de atributos e análise de um óleo de oliva. Ainda, os melhores cursos de formação profissional para especialistas em óleos só estão disponíveis fora do Brasil.

Parceiros

© 2013 Bottega Brasil - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela MontarSite.