• WhatsApp

Benefícios do Óleo / Azeite de Oliva para Saúde e Beleza

Pesquisas científicas identificaram que nos países onde a população pratica a  típica DIETA MEDITERRÂNEA, como: Grécia, Itália, Espanha e Portugal, há uma baixa incidência de doenças associadas ao estresse, circulação e envelhecimento celular. O grande segredo desta dieta é o consumo de um genuino  ÓLEO DE OLIVA EXTRA VIRGEM, diariamente.

Os autênticos óleos / azeites de oliva extra virgens, devido à sua composição, desenvolvem uma proteção natural  ao organismo humano. Os componentes como vitamina E, POLIFENÓIS (HIDROXITIROSOL e OLEUROPEÌNA),  ácidos linoleicos e gorduras monoinsaturadas, são os compostos que favorecem o metabolismo humano e estimulam o sistema imunológico. 

A seguir são apresentados alguns benefícios e efeitos dos principais compostos presentes óleos /azeites de oliva PREMIUM

ANTIOXIDANTE NATURAL - Os poliefenóis, principalmente os compostos HIDROXITIROSOL E OLEUROPEÍNA,  junto com a VITAMINA E , são antioxidantes capazes de prevenir os danos para as células a partir de radicais livres, os quais são produtos normais do metabolismo humano, mas se forem produzidos em quantidades excessivas e / ou não contrabalançados por antioxidantes, causam danos no tecido saudável. Além disso, os radicais livres contribuem para o envelhecimento da pele porque destróem o colágeno e elastina, fibras que a constituem. Os polifenóis e a vitamina E têm a capacidade de neutralizar os radicais livres que são formados. devido à sua capacidade como caçadores de radicais livres, estão sendo incluídos em um número cada vez maior, de produtos cosméticos para a pele. É cada vez mais reconhecido o valor dos polifenóis e das "vitamina E"  como um suplemento alimentais, não apenas para retardar o envelhecimento prematuro, mas também para evitar um grande número de doenças degenerativas como: tumores, formação de cataratas, artrite, doenças cardiovasculares.

REDUÇÃO DO COLESTEROL: A presença equilibrada de ácido linoleico e ácido araquidônico auxilia a eliminação de colesterol no intestino e diminui o risco de doença cardíaca coronária. A FDA (Food and Drug Administration) dos EUA aprovou a indicação do consumo de duas colheres de sopa por dia de óleo de oliva extra virgem pois reduz o risco de lesão coronariana, cálculos biliares e trombos. Além disso, atesta que o consumo habitual pode prevenir o câncer do cólon e da mama, além das doenças cardiovasculares porque, graças à presença de ácido oleico, torna mais solúvel lipoproteínas e aumenta a capacidade de remover o colesterol.

MENOR RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: Estudos sobre prevenção de doenças como a arteriosclerose e os danos daí resultantes têm mostrado que "pode-se reduzir o colesterol total e LDL, evitando a cadeia posterior dos eventos danosos quando os ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados nos hábitos alimentares substituem os ácidos graxos saturados". O óleo de oliva, por seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados, é um substituto ideal de gorduras saturadas na dieta e uma das gorduras dietéticas mais valiosas para a saúde.

BELEZA DA PELE E CABELOS: A saúde da pele e cabelos depende de vários nutrientes visto que estes tecidos estão sujeitos a maior substituição. O óleo de oliva, com seu conteúdo de ácidos graxos essenciais, e o qual o nosso organismo não é capaz de produzir e com sua ação facilitadora de absorção de muitas vitaminas, representa um alimento ideal, sobretudo se consumido cru, em verduras e legumes.

CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL: Muitos estudos demonstram que o óleo de oliva extra virgem favorece a normalização da pressão arterial. Os níveis de pressão sistólica e diastólica, observados em países onde se consomem quantidades elevadas de gorduras monoinsaturadas, são mais baixos que aqueles onde revelaram maior consumo de gorduras saturadas. Um estudo conduzido em oito cidades italianas considerou a relação do consumo de azeite de oliva e tensão arterial sobre 4.000 pessoas, de idade entre 20 a 59 anos. O estudo mostrou que, em comparação com aqueles que pouco consomem azeite de oliva, os grandes consumidores apresentam níveis de pressão arterial normal e redução do colesterol no sangue.

REDUÇÃO DA INCIDÊNCIA DE ALGUNS TIPOS DE CÂNCERES: A incidência e mortalidade de diversos tipos de câncer são mais baixos em países mediterrâneos: no caso do câncer de mama, cólon, ovários, útero e próstata. Estudos experimentais mostram que o óleo de oliva (azeite de oliva), ao contrário de muitas outras gorduras, não é um fator promotor do câncer. A influência desfavorável de outras gorduras alimentares e em particular as gorduras saturadas e poli-insaturadas podem estar associados ao câncer.

LONGEVIDADE:  A base da famosa DIETA MEDITERRÂNEA é o uso diário de LEGÍTIMOS óleos de oliva. Os óleos de oliva extra virgens são, entre todos os óleos vegetais, o mais digerível pelo organismo humano (eubióticos). Além disso, contém antioxidantes como a vitamina E, os POLIFENÓIS, as clorofilas e os caractenóides,  os quais  exercem efeitos protetores em nosso corpo. Por meio desses compostos, um legítimo óleo de oliva bloqueia as atividades dos radicais livres, sendo estes os principais responsáveis pelo envelhecimento das células e do corpo. Para completar, a seleção de um bom óleo assegura a ingestão de uma quantidade de gorduras ótimas, as quais combinadas com  vitaminas (A, D, E, K), são fundamentais à boa saúde.

Um autêntico óleo / azeite de oliva dá sabor e aroma aos pratos e ainda contribui para a qualdiade da alimentação. O consumo diário do conhecido " ÓLEO SAGRADO ", combina o prazer da comida, à boa saúde e à longevidade.  

Parceiros

© 2013 Bottega Brasil - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela MontarSite.