• WhatsApp

Oliva e Arte

Texto reproduzido e inpirado no artigo “Oito pintores que amavam as Oliveiras" de Costa Vasilopoulus (Grécia), postado no site Olive Oil Times.

Desde a introdução da pintura a óleo, a oliva alcançou destaque neste segmento, atingindo o auge na Itália durante a época do Renascimento.

Oliveiras e olivas sempre foram um assunto favorito de alguns dos maiores artistas do mundo. Dos pintores renascentistas do século XV para os pintores contemporâneos, os óleos são retratados em vários estilos e formas, cada um tributo à magia desta árvore.

EL GRECO, que viveu durante o Renascimento espanhol e estava preocupado principalmente com temas religiosos, criou "Cristo no Jardim das Oliveiras" com seu estilo característico de figuras alongadas e objetos.

Cristo no Jardim das OliveirasCristo no Jardim das Oliveiras – El Greco (1563)

Da escola Impressionista, MONET criou sua própria abordagem à pintura de paisagem. Um amante da natureza, ele foi inspirado por árvores e plantas ao longo de sua vida.

Oliveiras no Jardim MorenoOliveiras no Jardim Moreno – Monet (1884)

Um dos fundadores do impressionismo, DEGAS deixou a faculdade de direito para se tornar um artista. Sua pintura de oliveiras é um exemplo excepcional do impressionismo, embora seja considerado um realista.

Oliveiras em uma paisagem montanhosaOliveiras em uma paisagem montanhosa – Degas (1890-1893)

Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, Henri MATISSE ganhou reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna. Pintado em Collioure, uma pitoresca cidade na costa do Mediterrâneo que atraiu muitos pintores da época, "Passeio entre as oliveiras" é uma das pinturas mais antigas e mais importantes do período Fauve de Matisse.

Passeio entre as oliveirasPasseio entre as oliveiras – Matisse (1905)

Salvador DALI, o grande artista do surrealismo, pintou suas oliveiras em 1922. Ele visitava regularmente Cadaques, uma cidade na região de Girona do sul da Espanha, e foi inspirado por sua natureza circundante.

Pintura: OliveirasOliveiras – Dali (1922)

Van GOGH, o famoso pintor holandês, foi particularmente inspirado por oliveiras e deixou várias pinturas em seu requintado estilo de pós-impressionismo retratando oliveiras e olivais. Sua estada no sul da França trouxe cores brilhantes para sua paleta que ele usou para criar algumas das peças mais belas de arte que o mundo já viu.

Bosque da OliveirasBosque da Oliveiras – Van Gogh (1889)

Oliveiras com céu azul e solOliveiras com céu azul e sol – Van Gogh (1889)

Coletando OlivasColetando Olivas – Van Gogh (1889)

Pablo PICASSO, pintor e desenhista espanhol, fundador do cubismo, também foi arrebatado pela oliva. Sua obra “Pomba Azul” eterniza a pomba com ramo de oliveira resgistrada no velho testamento.

Pomba AzulPomba Azul – Picasso (1961)

Parceiros

© 2013 Bottega Brasil - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela MontarSite.