• WhatsApp

Prêmios e Certificações

Os Concursos de Óleos / Azeites de Oliva

Anualmente, acontecem diversos concursos regionais e internacionais onde são selecionados e premiados os melhores óleos / azeites de oliva extra virgem. Em alguns deles, participam mais de 200 marcas, de diversos países.

Cada concurso tem seus próprios parâmetros e as empresas devem atender a requisitos específicos para que possam participar.

Os objetivos destes concursos são:

  • premiar os melhores óleos de oliva extra virgens do mundo;
  • reconhecer os melhores produtores e fazendas;
  • difundir a cultura dos grandes óleos;
  • divulgar o mercado olivícola internacionalmente;
  •  promover os benefícios nutricionais do consumo dos legítimos óleos de oliva. 

Os precedimentos básicos de seleção e avaliação começam com uma análise química dos produtos, depois disso, durante o concurso propriamente dito,  é formado um painel onde um comitê de degustadores (assaggiatori) profissionais fazem as análises sensoriais de cada óleo. Após classificado, cada produto é  identificado segundo seus sabores e aromas.

Toda a etapa de degustação é feita em " testes cegos ", ou seja, os degustadores não sabem quais produtores ou produtos que estão avaliando. Usualmente os produtos são classificao em 5 categorias aos quais são avaliados e premiados:

  • Monovarietais (apenas um cultivar de oliva);
  • Frutados delicados (intensidade de sabor delicada, amargor e picância tênues);
  • Frutados médios (intensidade de sabor média, amargor e picância médias);
  • Frutados intensos (intensidade de sabor elevada, amargor e picância elevados);
  • Orgânicos ou Biológicos ( produto cuja as fazendas possuem controles de pragas naturais ).

A Bottega, com a idéia de criar um cultura dos legítimos óleos de oliva no Brasil, pesquisou e importou uma seleção de óleos de oliva premiados ( PREMIUM) e os disponibilizou em sua Oleoteca.  Além de uma visita a cada um dos produtores,  a seleção de óleos apresentados foi orientada pelas avaliações nos concursos e pelas indicações nos guias aos quais  produtores ou produtos participaram, nos ultimos anos.  

Para enteder melhor o universo dos grandes óleos de oliva( azeites de oliva), listamos alguns dos mais importantes concursos do mundo  e apresentamos a vocês na barra de Navegação lateral.

Aprecie a Cultura dos Óleos de Oliva Premium!

Concorso Internazionale Sol D'Oro

Competição Sol D´oro - italia

O concurso Sol D´Oro ocorre na cidade de Verona (Itália), durante a Feira Vinitaly.  Em 2016, mais de 200 marcas, de 15 países, participaram da escolha dos melhores óleos de oliva do mundo. A qualidade do juri e os critérios utilizados, tornam este evento um dois mais importantes para os produtores mundiais.

International Olive Oil Award Zurich - IOOA

Comeptição IOOA Zurich

Em outubro de 2001, um grupo de degustadores do instituto de alimentos e bebidas da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), Suiça , participou de uma avaliação de óleos de oliva extra virgens disponíveis no mercado de língua alemã ( Suíça, Alemanha, Áustria). Naquela ocasião, a universidade prestou todo o apoio científico para corroborar com os resultados obtidos pelas análises sensoriais, de 60 óleos. 

No final de fevereiro de 2002, pela primeira vez, aconteceu uma competição organizada pelo ZHAW, em cooperação com os organizadores da feira “Gourmesse ". Diante do sucesso do evento, desde então, anualmente, ocorre o Prêmio Internacional de Óleo de Zurique (IOOA).

Ano após ano, os critérios de avaliação do IOOA são examinados e melhorados continuamente. Isso significa dizer que os avaliadores deste concurso são treinados e participam de testes regulares, organizados pelo COI ( Conselho Oleícola Internacional ).


Leão D´Ouro dos Mestres do Óleo

Competição Maestri Oleari

O Prêmio "Leone d'Oro dei Mastri Oleari", foi um dos primeiro e mais prestigiado concursos internacionais. Desde sua primeira edição, em 1987,  tem como objetivo evidenciar a melhor produção de óleo de oliva extra virgem de cada região ou país, estimulando e publicando o trabalho das empresas e sua contínua evolução qualitativa dos produtos.

O concuros é promovido pela A.I.F.O. (Associação Italina de Pordutores de Óleos) e tem como objetivo promover a cultura dos óleos Premium de diversas formas: promovendo ações junto a instituições públicas e privadas, orientando operadores do comércio e facilitanto a distribuição dos produtos.

JOOP - Japan Olive Oil Prize

Competição Japão

O concurso internacional é proposto pela Câmara do Comércio Italiana no Japão (ICCJ) e o club “Japan Olive Oil Tasters”. Em 2013 ocorreu a primeira edição do Concorso JOOP (Japan Olive Oil Prize).

Concorso Internazionale Armonia - Trofeo Alma

  Competição ARMONIA - Itália

O concurso é promovido pela International Extravirgin Oliveoil Agency (Agência Internacional de Oléo de Oliva Extra Virgem), com a participação de ALMA - La Scuola Internazionale di Cucina Italiana (Escola Internacional de Culinária Italiana) e outras instituições importantes.

O concurso propõe:

  • Estimular a olivicultura e a melhoria da qualidade do óleo e promover a harmonização do sabor mediante o uso do óleo de oliva extra virgem de excelência na combinação de alimentos-óleo, na Escola de Alta Culinária e Gastronomia.
  • Valorização dos aspectos salutar e nutricionais dos óleos de oliva extra virgens de excelência e da dieta mediterrânea, nas escolas, em particular nas Escolas de Alta Culinária e Gastronomia e na restauração internacional, também através da “Oleoteca Internazionale” no circuito de restaurantes internacionais de óleo de oliva extra virgem.
  • Valorização do estudo dos óleos de oliva extra virgens de excelência, provenientes de vários países, pela difusão internacional dos degustadores (assaggiatori) de óleo de oliva no mundo e com a colaboração da Universidaded e Instituto de Pesquisa Italianos e estrangeiros, mediante cursos e suporte didático através da Oleoteca Internazionale em várias Escolas Internacionais de Culinária de Nova York, Toronto, Montreal, Heidelberg, São Paulo (Brasil), Tokyo, Seul.

Concorso Internazionale Premio Biol

Competição óleos oragânicos

O Prêmio BIOL  é uma competição dedicada aos melhores óleos orgânicos de todo o mundo. É patrocinado pela IFOAM (International Federation fo Organic Agriculture Movements)  e pelo ministério para as políticas agrícolas da Itália. Além disso, conta com a cooperação de autoridades locais e organizações que incluem a Câmara de Comércio de Bari, na cidade de Andria, na Região da Apulia.

Certificações de um Óleo de Oliva Extra Virgem

Assim como os vinhos especiais, caracterizados pela excelência através de denominações, também o óleo de oliva extra virgem tem as suas: DOP e IGP.

Ambas as denominações representam uma garantia, apoiada pela União Européia, aos consumidores, para que conheçam a exata origem e características dos alimentos que compram. Os produtos devem estar, rigorosamente, de acordo com todas as especificações. E, além disso, servem como proteção aos próprios produtores contra possíveis imitações ou concorrência desleal.

DOP (Denominação de Origem Protegida)

Selo de qualidade DOP

Reconhecimento aos produtos agrícolas cuja produção, transformação e elaboração ocorrem em uma determinada área geográfica e a qualidade ou características se devem, essencial ou exclusivamente, ao meio geográfico, incluindo os fatores naturais e humanos.

Todos os óleos DOP devem ser submetidos a mais de 30 testes químicos obrigatórios todos os anos, antes que possam ser classificados e vendidos com um certificado DOP. Além disso, são submetidos aos testes de sabor e aroma, feitos por um juri de degustadores (assaggiatori) qualificados. Esses testes garantem a origem e qualidade de um óleo.

IGP (Indicação Geográfica Protegida)

Selo de qualidade IGP

Reconhecimento aos produtos agrícolas e gêneros alimentícios cuja produção e / ou transformação e / ou preparação ocorrem em uma determinada área geográfica e cuja qualidade, reputação ou outras características podem ser atribuídas à origem geográfica, incluindo os fatores natural e humano.

O nome faz com que seja possível identificar e distinguir uma produção cuja origem e método são confiáveis porque são inspecionados.

Diferenças Entre DOP e IGP

A DOP especifica que todas as fases de produção, transformação e elaboração devem ocorrer na mesma área, portanto, todas as suas características dependem do ambiente geográfico e compreende aos fatores naturais e humanos.

Deve haver uma ligação objetiva e muito estreita ("principalmente ou exclusivamente") Regulamento CE 510/06 entre as características do produto e a sua origem geográfica.

O IGP, para ser qualificado, não necessariamente todos os estágios passam na área a partir da qual o produto leva o seu nome, de modo que a relação entre o produto e a área geográfica podem consistir simplesmente na notoriedade de que goza este.

O registro e a gestão de ambas as denominações estão sujeitos às mesmas regras e desfrutam do mesmo nível de proteção.

Um logotipo especial, nas cores azul e amarelo, representado pelo sol com o centro de um campo arado, rodeada pelas doze estrelas, o símbolo da União Europeia, permite identificar alimentos incluídos nos sistemas de protecção DOP ou IGP.

Parceiros

© 2013 Bottega Brasil - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela MontarSite.